O Que é Engenharia ?

Você sabe ao certo “o que é engenharia?” A engenharia definida de forma bem simples, é a arte de construir engenhos. A palavra “engenho” deriva do latim e significa “gênio”, ou seja, engenharia é uma forma inteligente de aplicar conhecimentos matemáticos, físicos, científicos e técnicos utilizando os recursos disponíveis a determinado fim ou resolução de problemas.

Atualmente a engenharia se divide em diversas áreas das quais as mais conhecidas são a civil, mecânica, elétrica e ambiental. E mesmo com essa divisão das áreas da engenharia ainda há segmentações dentro dos próprios cursos, nos quais se deve adquirir especialização para atuar no mercado de trabalho. Isso se deve aos avanços tecnológicos e científicos, que estão profundamente associados a engenharia, e quanto maior o avanço tecnológico e cientifico, maior deve ser a demanda de cursos, já que fica praticamente impossível para uma pessoa adquirir todo o conhecimento necessário para atuar em todas as áreas.

Uma das vantagens da ética profissional e da associação entre ciência, tecnologia e engenharia é utilizar a tecnologia existente, para aprimorá-la, construir novas tecnologias e aplicá-las na solução de problemas, dessa forma acelerando o desenvolvimento.

Para ser um bom engenheiro não basta apenas estudar muito, tem que ter uma boa imaginação e acima de tudo muita paciência. A engenharia em si não é somente um curso ou uma profissão, é um modo de se chegar a soluções aplicando os recursos disponíveis e o conhecimento a determinado fim. Desta forma mesmo uma simples solução criada por uma pessoa na qual ela aplique seus conhecimentos e recursos na construção de algum objeto pode ser considerado uma pratica da engenharia, mesmo que primitiva.



Deixe o seu comentário.

Artigo anterior:

Próximo Artigo:

O Que é Engenharia ? e Muito Mais


Parceiros - Ferramentas Gerais - L-Carnitina - Engenharia Brasil - Frases Curtas - Piadas Rápidas