Engenharia Florestal |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Engenharia florestal o ramo da engenharia voltado para o estudo e o uso sustentável de recursos florestais. O engenheiro florestal avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna locais. Ele pesquisa e seleciona sementes e mudas, identifica e classifica espécies vegetais e procura melhorar suas características, analisando as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente. Elabora e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento. Recupera áreas degradadas, cuida da arborização urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em uma área. Esse engenheiro também efetua vistoriais, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, visa a segurança e os impactos socioambientais.

Engenharia Florestal : Mercado de Trabalho

O novo Código Florestal brasileiro foi aprovado em julho de 2010 em meio a bastante polêmica. Isso mostra a importância crescente das discussões em relação à preservação e ao manejo florestal. Devem aumentar as oportunidades para o engenheiro florestal, que pode dar assistência e desenvolver projetos para adaptar as propriedades rurais à nova legislação. Órgãos como Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF) de Minas Gerais realizam concursos freqüentes para a contratação desse profissional. Empresas privadas que prestam serviços para o governo também necessitam dessa mão de obra especializada. Quem atua nas áreas de ecologia aplicada e de manejo florestal vem sendo solicitado nos últimos anos por empresas de reflorestamento e por produtores rurais que fazem o plantio de florestas para fins comerciais. Cresce muito o número de proprietários de terra que antes só investiam nos setores agrícola e pecuário e hoje destinam parte das terras ao plantio de eucalipto, contratando esse engenheiro para viabilizar o projeto. Os postos de trabalho estão concentrados, sobretudo, nos estados do Sul e do Sudeste, com destaque para Minas Gerais, que possui extensas áreas de reflorestamento, abrindo boas oportunidades para esse engenheiro.Cresce também a procura na Região Norte, que tem o desafio de se desenvolver de maneira sustentável. Nas indústrias de base florestal, em especial nas de papel e celulose, de móveis, de compensado e de carvão, aumenta a procura pelo especialista em tecnologia de produtos florestais. Outros nichos que vêm se expandindo são o comércio de produtos florestais, a gestão de viveiros florestais e a coleta, o estoque e a transformação do lixo urbano e industrial. Prefeituras de todo o país buscam esse graduado para cuidar da arborização urbana. O profissional pode atuar ainda de maneira empreendedora, como assessor técnico de ONGs ou abrindo empresa de produção de mudas e vendas de sementes.

Engenharia Florestal : Salário

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias)

Engenharia Florestal : O Curso e as Matérias

As ciências agrárias e biológicas estão presentes em todo o currículo, com destaque para as disciplinas que envolvem botânica, tecnologia da madeira, fisiologia vegetal, biologia celular e silvicultura. Mas o forte do curso são as técnicas e os métodos de uso racional das matas que não comprometam o ecossistema. Nessa área, as disciplinas teóricas – como conservação de recursos naturais renováveis – alternam-se com práticas de manejo florestal, ecologia aplicada em campo, atividades em laboratórios e viveiros. O estágio é obrigatório, bem como um trabalho de conclusão de curso.
Outro nome para o curso: Eng. de Florestas Tropicais.

Engenharia Florestal : Duração do Curso

Duração média: cinco anos.

Engenharia Florestal : O Que Faz ?

Ecologia aplicada:
Estudar e administrar parques e reservas florestais e gerenciar processos de exploração que preservem os recursos naturais. Recuperar áreas degradadas.
Educação:
Realizar atividades em educação ambiental e ecoturismo.
Fiscalização:
Supervisionar empresas que utilizem produtos de origem florestal como termoelétricas a carvão, indústrias que utilizem lenha e siderúrgicas.
Manejo florestal:
Elaborar, promover e supervisionar projetos de reflorestamento das espécies arbóreas para aumentar sua produtividade. Pesquisar sementes e o melhoramento genético da vegetação.
Tecnologia de produtos florestais:
Pesquisar e desenvolver tecnologias para o aproveitamento, a extração e a industrialização de madeiras e de outros produtos da floresta, como óleos essenciais e resinas.

Por Que Cursar Engenharia Florestal ?

Engenharia florestal é um curso que possui bastante matemática e ao mesmo tempo boa parcela de biologia, e pra que gosta de matemática e não quer perder contato com as matérias da área de biológicas, engenharia florestal é o curso ideal. O Mercado de trabalho para o engenheiro florestal também é muito atraente, não tendo qualquer dificuldade em conseguir emprego.



{ 13 Comentários… Leia os comentários abaixo ou adicione um. }

Wesley fevereiro 9, 2011 às 12:05

Por quê que o salário Base é tão baixo em relação a outras profissões se o segmento de Engenharia florestal é tão importante para a prsdervaçao do nosso planeta?

Responder

João Carlos fevereiro 9, 2011 às 12:05

O piso salarial é 8,5 salarios minimos para Engenheiro Florestal.

Saudações.

João Carlos
Engenheiro Florestal

Responder

Anonymous março 30, 2011 às 13:44

Quanto em média custa a elaboração de um projeto de manejo por hectare? E o que deve conter nesse projeto?

Responder

Anderson março 30, 2011 às 14:51

Anônimo disse…
Quanto em média custa a elaboração de um projeto de manejo por hectare? E o que deve conter nesse projeto?

Há algumas etapas que se deve seguir para a realização de um manejo florestal que são as seguintes.

-Elaboração do plano de manejo.
-Vistoria previa do Ibama.
-Censo florestal.
-Corte de cipós.
-Consultoria.
-Demarcação.

–>Custo Total do Manejo  O custo final varia muito, e atualmente está custando cerca de 200 reais por hectare, é importante ressaltar, que o custo varia bastante de acordo com o tipo de floresta a ser manejada, podendo chegar a custar mais que o dobro desse valor.

Responder

Anonymous maio 19, 2011 às 14:27

Olá Estou a terminar a faldade de engenharia florestal, Tenho experiencia com reflorestamento de pinus e eucalipto e tenho experiencia em madeiras do norte, pois trabalhei 3 anos com manejo e compra de mandeira, de diverdas esencias: MT-PA-RO-AC-AM-AM. QUAL O VALOR SALARIAL QUE CONSEGUERIA HOJE:????

Responder

Anonymous junho 2, 2011 às 23:58

olá, onde um engenheiro agrônomo entra nesse projeto? grato

Responder

Anonymous junho 10, 2011 às 17:16

Olá! Moro no RJ masme formei no Mato Grosso! Estou em busca de oportunidades aqui no RJ, mas não estou conseguindo. Gostaria de indicações de empresas do segmento para atuar na minha área! Sou Engenheiro Florestal, meu nome é Eduardo, tenho 32 anos.

Responder

Anonymous junho 15, 2011 às 3:12

Cursarei Engenharia Florestal no segundo semestre de 2011 e estou ansiosíssima para o início do curso. A Uiversidade é a UEMA de Imperatriz-MA. É uma boa instituição?
De já, agradeço a resposta.

Responder

Anonymous julho 19, 2011 às 18:00

Oi sou de Patos paraíba é pretendo fazer o curso de engenharia florestal aqui no estado tem futuro eu seguir essa carreira, será que é complicado conseguir um emprego fora já que aqui não tem como.

Responder

anonima agosto 12, 2011 às 16:32

Olá
Eu andei pesquisando sobre essa profissão e me identifiquei, olhei a grade curricular de algumas universidades e achei bacana pelo fato de gostar muito de biologia… porém naun tinha visto que a matemática é predominante nesta profissão, pela grade q eu vi apenas no 1° ano da facul tem essa disciplina. Agora fiquei confusa!
por ser área de biologicas o blog diz que a disciplina principal é a matematica!
Gostaria de uma resposta de um profissional.
grata

Responder

Tiago agosto 18, 2011 às 11:18

Alguém me sabe responder as estas perguntas:

Existe Engenheiros florestais de nacionalidade portuguesa, a trabalhar no Brasil?

Eu sou português estou cursando Engenharia Florestal em Portugal e gostava muito de ir ttabalhar para o Brasil.

Saudações Florestais

Responder

Anonymous agosto 27, 2011 às 17:46

Olá

Sou de nacionalidade portuguesa e estou a cursar Eng: Florestal em Portugal.
Gostava de fazer um estágio no Brasil, as minhas perguntas são as seguintes:

Existe muitos Eng Florestais Portugueses a trabalhar ou a estagiar no Brasil?

Gostava de obter uma resposta..

Saudações Florestais

Responder

Anonymous novembro 11, 2011 às 19:52

bom eu estou apenas no 2º ano do ensino medio e gostaria mto de cursar engenharia florestal mas no ms tem emprego para quem acabou de se formar?

Responder

Deixe o seu comentário.

Artigo anterior:

Próximo Artigo:

Engenharia Florestal |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias e Muito Mais


Parceiros - Ferramentas Gerais - L-Carnitina - Engenharia Brasil - Frases Curtas - Piadas Rápidas