Engenharia Eletrônica |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

É a modalidade da engenharia que se ocupa do projeto e desenvolvimento de componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, utilizados na área de automação industrial, sistemas de potência, bioengenharia e eletrônica de consumo (rádio, TV e vídeo). O profissional atua na área de materiais eletroeletrônicos, sistemas de medição e de controle eletroeletrônico, desenvolvimento de sistemas, sistemas embarcados, equipamentos biomédicos e informática médica. Entre suas responsabilidades estão a instalação, a operação e a manutenção desses sistemas e equipamentos. Também faz estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Engenharia Eletrônica : Mercado de Trabalho

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, a demanda atual para esse engenheiro é 50% maior do que o número de profissionais que entram no mercado todos os anos. Ele é contratado para desenvolver, produzir e comercializar equipamentos eletroeletrônicos, tanto em microempresas como nas multinacionais. Também pode atuar como autônomo. As cidades de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos concentram as principais vagas.

Engenharia Eletrônica : Salário

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias)

Engenharia Eletrônica : O Curso e as Matérias

Nos dois primeiros anos, o currículo é forte em matérias da área de exatas, como cálculo diferencial, física, matemática, geometria, desenho técnico e estrutura de dados. Depois começam disciplinas mais específicas, como sistemas digitais, circuitos elétricos, eletrônica e eletromagnetismo. Em algumas escolas, esse curso é oferecido como habilitação de Engenharia Elétrica. A realização de estágio e a apresentação de um trabalho de conclusão de curso são obrigatórios.
Outros nomes: Eng. Elétr. (eletrôn.); Eng. Elétr. (eletrot.); Eng. Elétr. (ênf. em eletrôn.); Eng. Eletrôn. (com ênf. em autom. ind.); Eng. Eletrôn. (ênf. em autom. e telecom.); Eng. Eletrôn. (ênf. em autom. ind.); Eng. Eletrôn. (ênf. em telecom.).

Engenharia Eletrônica : Duração do Curso

Duração média: cinco anos



Engenharia Eletrônica : O Que Faz ?

Projeto
Projetar, desenvolver e gerenciar novos sistemas eletroeletrônicos ou equipamentos para ser usados na indústria.


Manutenção
Instalar, operar e fazer a manutenção de equipamentos eletroeletrônicos.


Consultoria
Assessorar pequenas empresas nos projetos de sistemas eletroeletrônicos ou de equipamentos.

Por Que Cursar Engenharia Eletrônica ?

Um engenheiro eletrônico possui uma ótima remuneração alem de uma grande facilidade em encontrar trabalho, principalmente em grandes empresas onde se faz necessária a presença desse profissional, tanto para realizar projetos quanto para manutenção de equipamentos eletrônicos.



Deixe o seu comentário.

Artigo anterior:

Próximo Artigo:

Engenharia Eletrônica |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias e Muito Mais


Parceiros - Ferramentas Gerais - L-Carnitina - Engenharia Brasil - Frases Curtas - Piadas Rápidas