Engenharia de Produção |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias

Engenharia de produção é o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria prima a fim de avançar na qualidade e aumentara produtividade.


Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O engenheiro de produção especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.

Engenharia de Produção : Mercado de Trabalho



O engenheiro de produção tem ótimas perspectivas no mercado de trabalho. Em muitos casos, empresas como Nestlé, IBM, Oracle e Scania vão até as faculdades em busca de alunos que estão concluindo o curso.


Cerca de 70% das contratações são feitas por bancos, administradoras de cartão de crédito e empresas multinacionais. As 30% restantes partem de indústrias. No primeiro caso, o engenheiro de produção atua na gestão de carteiras e análise de investimentos de clientes bancários. No segundo, trabalha com logística, coordenação de produção e sistemas produtivos.


Engenheiros com uma boa formação também têm boas chances de seguir carreira no exterior. Outros dois ramos em evidência são o mercado acionário e o de transporte, com destaque para as concessionárias que administram rodovias. A maioria das vagas concentra-se no Sudeste, mais precisamente em São Paulo e no Sul. No Nordeste, o destaque é o pólo têxtil do Ceará.

Engenharia de Produção : Salário

Salário inicial: R$ 3.060,00 (6 horas diárias)

Engenharia de Produção : O Curso e as Matérias

No começo, o curso de engenharia de produção enfoca as disciplinas básicas de engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática. Depois entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas. Nos últimos anos acrescentam-se as de sociais aplicadas, como administração e economia, e, na etapa final, o aluno começa o estudo específico da habilitação escolhida. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia. Várias escolas oferecem o curso voltado para alguma habilitação específica, como mecânica ou civil.
Outros nomes para o curso: Eng. (eng. da prod. agroind.); Eng. Em Processos de Prod.

Engenharia de Produção : Duração do Curso

Duração média: cinco anos.

Engenharia de Produção : O Que Faz ?



Economia empresarial
Gerenciar a vida financeira de uma empresa, definir a aplicação de recursos, lidar com custos, prazos, juros e previsão de vendas.


Engenharia do trabalho
Administrar a mão-de-obra, para a produção de bens ou a prestação de serviços. Avaliar custos, prazos e instalações para possibilitar a execução do trabalho.


Desenvolvimento organizacional
Analisar e definir a estrutura da empresa, de acordo com o mercado.


Planejamento e controle
Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

Por Que Cursar Engenharia de Produção ?

É o curso mais indicado para quem gostaria de seguir um cargo mais voltado para administração e gerencia, e menos para área de projetos.
Esse profissional possui fácil inserção no mercado de trabalho, além de uma ótima remuneração.



{ 9 Comentários… Leia os comentários abaixo ou adicione um. }

Elinar março 7, 2011 às 20:22

Excelente Máteria sobre Engenharia de Produção, eu estava em dúvida entre outro curso, mas agora, eu já me decidi, e essa informação veio na hora certa, e me motiva ainda mais. Obrigado Engenharia Brasil.

Responder

Anonymous julho 22, 2011 às 20:16

eu não sabia que engenharia da produção tem um mercado amplo de trabalho, agora eu tenho certeza que é este curso que eu quero fazer.vcs me ajudaram muito esclarecendo minhas duvidas, obrigado

Responder

amanda julho 31, 2011 às 0:26

estava com duvidas entre engenharia civil e de produçao…mas vou escolher de produçao, obg pelas informaçoes =]

Responder

leo agosto 7, 2011 às 0:11

Sou Tecnologo de Produção Industrial, mais agora vou fazer Engenharia de Produção o curso é muito Bom VAleu!!!

Responder

Anonymous setembro 11, 2011 às 8:24

Parabéns pela matéria bem resumido e da para entender tudo e com certeza já tenho um curso ótimo em vista

Responder

Alessandro Clayton setembro 28, 2011 às 2:15

Excelente matéria, pois é muito bem esclarecido o perfil do profissional desta área da Engenharia. Eu nem imaginava que era uma área tão abrangente. Realmente agora estou afim de encarar este curso e expandir na área.

Responder

Anonymous outubro 12, 2011 às 0:17

eu estou em dúvid ainda entre eng. civil e de produção…
dpois de ler tudo isso estou pensando melhor nesta area de produção
acho q é realmente o que eu gosto.. valeu pela informação!!
valewssss
bju :)

Responder

Régis Luiz outubro 27, 2011 às 20:14

… Quando entrei no curso de Eng. de Produção nunca que eu pensei que o curso seria tão abrangente; assim como é…
Espero que nos PRDUCIONISTAS tenhamos sorte. Neste mercado que cresce cada vez mais ?
Fica o recado tenha um algo DIFERENCIADO !!!!
Abraços …

Responder

Rodrigo dezembro 21, 2011 às 6:48

obrigado,agora tenho certeza absoluta q curso irei cursar.engenharia de produção é tudo o q eu queria!

Responder

Deixe o seu comentário.

Artigo anterior:

Próximo Artigo:

Engenharia de Produção |Mercado de Trabalho-Curso-Salário-Matérias e Muito Mais


Parceiros - Ferramentas Gerais - L-Carnitina - Engenharia Brasil - Frases Curtas - Piadas Rápidas